Thursday, November 29, 2007

27 set

Ata resumida do Encerramento do 1º FORUM INTERNO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP

LUÍZA: Insatisfação a respeito de remanejamento de funcionários, atendendo a questões pessoais e não em função das atividades a que se vinculam (pesquisa, docência e extensão).
Proposta: transparência de critérios de promoção e avaliação de funcionários, ocorrendo remanejamentos apenas sob justificativas claras.

Proposta: Disponibilização física (não só pela internet) de documentos tais quais regimentos e estatutos de órgãos e entidades da universidade, subquadros de funcionários, manuais dos equipamentos e descrição do patrimônio do Instituto de Artes, etc.

DODA: Descontentamento quanto à participação discente nas discussões.

Proposta: (LÉO) criação de um quadro quinzenal explicando equipamentos e procedimentos referentes a secretarias e departamentos do IA (ex: explicação sobre os aparelhos e instrumentos do SAEPE).

Proposta: (ANDRÈ): Acolhimento dos novos alunos com perspectiva participativa, promovendo instrução sobre os processos internos como o Fórum e outras instâncias de discussão e deliberação, já na Recepção dos Bixos.

Proposta: (LUIZA) Realização da primeira seção do Fórum Interno do IA, mensal, na Semana dos Bixos.

PAULO: Reiteração da necessidade de continuidade do Fórum – IA é antes um reprodutor de conhecimento, é preciso que haja mais produção de pensamento e criação artística.

LUÍZA: Necessidade de “oxigenação” da Congregação.Proposta: leitura do documento resultante do Fórum na Congregação, em presença dos alunos; os alunos devem ocupar melhor os espaços institucionais.

DANI: Destaque à importância do Diretório Acadêmico, como legado de lutas históricas pela autonomia estudantil e participação organizada e responsável das decisões acadêmicas, com vistas à sua preeminente função social. Além disso, o DA é uma entidade juridicamente reconhecida e, como tal, uma valiosa instância de representação e atuação legal dos alunos, que precisa ser revalorizado, revitalizado, conforme as novas orientações e necessidades dos estudantes, efetivamente assumido.
Proposta: Cartaz sobre os resultados do Fórum, evidenciando a participação ou a omissão discente (números das listas de presença), para que os estudantes percebam melhor sua responsabilidade em estar representado ou não nesse e em outros espaços valiosos de discussão e deliberação sobre questões internas. Possibilidade de oferecimento de disciplinas em horários alternativos, no caso de professores que não estejam cumprindo todo o horário previsto contratualmente, favorecendo estudantes que trabalhem (como os instrumentistas de orquestra).
Proposta: Estabelecimento de critérios claros de avaliação discente, seja qual for a forma que ela se dê, para que o estudante possa entender suas falhas e insuficiências, tendo, inclusive, a possibilidade de reapresentar um trabalho aprimorado, após críticas apontadas pelo professor.

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