Mensagem encaminhada 07jun II
Segue o projeto de vídeo do profº José Manoel sobre a GREVE! Pedimos urgentemente a colaboração de todos!
Aqui mando a proposta original do video. Vou querer reformular algumas coisas, mas básicametne é isso.
O primeiro item, sobre a filmagem do espaço, já está feita. Foi filmada também parte do encontro com o reitor, e será filmada a assambléia de segunda. O que mais falta agora são os depoimentos. Os principais são de alunos. Por favor, Daniel vai estar no IA desde 8:00 na segunda. alunos, aproveitem a manhã para irem e filmar depoimentos. Seria interessante aproveitar o momento "após-assembléia" para coletar depoimentos de professores e funcionários. Vai ser preciso alguns alunos para tomar conta disso, pois Daniel não pode ficar depois da assambéia. Já com isso teriamos bastante material para começar um processo de edição.
Um abraço
JM (José Manoel - professor de artes cênicas no IA)
ANEXO:
PROPOSTA - FILMAGEM DA GREVE
O objetivo é colaborar com as atividades da greve e ao mesmo tempo gerar um registro que colabore com o material histórico da instituição.
Para isso o trabalho teria duas partes ou etapas. A primeira consiste na preparação e coleta de material de filmagem. A segunda etapa (que ficaria a cargo de uma comissão de alunos do BLAV) consiste na edição e acabamento estético do produto final, ou seja, o vídeo. A seguir apresenta-se a proposta para a elaboração da primeira etapa, ou seja, a produção do material a ser levantado.
MATERIAL DE FILMAGEM
Para registrar o evento dessa greve tem se pensado em três tipos de materiais a serem produzidos:
A) Filmagem do espaço do IA durante a greve (cartazes no corredores, a entrada, etc).
B) Filmagem de depoimentos. Esse material é muito importante já que dá conta do discurso a ser transmitido no vídeo. Pensou-se em 4 tipos de depoimentos:
b.1) Alunos
b.2) Professores
b.3) Funcionários
b.4) Pessoas comuns fora da universidade
Para essa parte é necessário convocar as pessoas interessadas em colaborar com seu depoimento pessoal. Entrega-se um pequeno “roteiro temático” a cada participante para eles pensarem em elaborar sua exposição. A idéia é levantar idéias e opiniões para manifestar o sentido da greve, as reações diante desse tipo de experiência e refletir sobre o sentido da universidade nesse tipo de acontecimento. No caso do ultimo item (b.4), foi colocada a importância de recolher também depoimentos onde se expõe a opinião pública (a favor, ou geralmente em contra por uma condução midiática do assunto) se contrapondo a isto.
C) Filmagem de atividades importantes realizadas durante a greve (assembléias, encontro com autoridades, palestras dadas, reuniões de trabalho entre alunos...etc)
SOBRE O USO DO MATERIAL
No caso do item A, o espaço, é importante mostrar como esse absorve as manifestações, no entanto isso não implica na destruição dele. Ou seja, é importante mostrar como o espaço está sendo respeitado e preservado, e não destruído pelos estudantes. Isto precisa ficar claro através das imagens (para isso ajuda pensar no oposto, ou seja... nas imagens difundidas pela mídia). No caso do item C, é importante mostrar como a greve foi ativa, democrática, e não uma etapa de ócio e abandono.
Com certeza, o material do item B é o mais importante para construir o conteúdo do vídeo. É a base onde o discurso vai ser gerado. Nessa parte em especial serão necessários alguns cuidados. Os depoimentos precisam ser sinceros, transparentes, objetivos e comunicativos. Ou seja, evitar toda manipulação o condução da pessoa que vai falar; evitar discursos de denuncia estereotipados ou panfletários (manter o tom humano e sincero do depoimento) que estejam forçando a condução do discurso do vídeo. Sobretudo criar um ambiente adequado para que o entrevistado se sinta a vontade para falar sinceramente; evitar toda manipulação do entrevistado. Para isso ajuda também um “roteiro temático” sintético e bem elaborado.
ROTEIROS TEMÁTICOS
Os Roteiros Temáticos têm a função de colocar a lista de temas a serem abordados. Colocam-se diretamente os temas, ou eles podem ser induzidos através de perguntas. A pessoa que vai dar o depoimento lê o roteiro, pensa no assunto e fala. Ela pode ensaiar, ou praticar um pouquinho antes de filmar, ou se for necessário filmar varias vezes até encontrar seu ponto expressivo ideal.
Esses roteiros ainda precisariam ser mais bem trabalhados, mas podemos colocar os seguintes modelos iniciais.
ROTEIRO TEMÁTICO – ESTUDANTES
- Por que fazer greve?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre alunos que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- Sobre a possível alienação de uma opinião pública que condena o movimento.
- A atitude da mídia.
- Beneficio dos estudantes que estão sendo perdidos (ex: moradia)
ROTEIRO TEMÁTICO – PROFESSORES
- Por que fazer greve?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre professores que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- Sobre a possível alienação de uma opinião pública que condena o movimento.
- A atitude da mídia.
- Benefícios dos professores que estão sendo perdidos (ex: previdência, investimento em pesquisa).
ROTEIRO TEMÁTICO – FUNCIONÁRIOS
- Por que fazer greve? Quais foram seus problemas por causa dela?
- O que você pensa sobre a valorização do seu trabalho?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre funcionários que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- A atitude da mídia.
- Beneficio dos funcionários que estão sendo perdidos (ex: moradia)
- Funciona essa terceirização do trabalhador?
ROTEIRO TEMÁTICO – OPINIÃO PÚBLICA
- qual a sua opinião sobre a greve e os acontecimentos recentes gerados por ela?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você pensa do movimento estudantil?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- A atitude da mídia.
Aqui mando a proposta original do video. Vou querer reformular algumas coisas, mas básicametne é isso.
O primeiro item, sobre a filmagem do espaço, já está feita. Foi filmada também parte do encontro com o reitor, e será filmada a assambléia de segunda. O que mais falta agora são os depoimentos. Os principais são de alunos. Por favor, Daniel vai estar no IA desde 8:00 na segunda. alunos, aproveitem a manhã para irem e filmar depoimentos. Seria interessante aproveitar o momento "após-assembléia" para coletar depoimentos de professores e funcionários. Vai ser preciso alguns alunos para tomar conta disso, pois Daniel não pode ficar depois da assambéia. Já com isso teriamos bastante material para começar um processo de edição.
Um abraço
JM (José Manoel - professor de artes cênicas no IA)
ANEXO:
PROPOSTA - FILMAGEM DA GREVE
O objetivo é colaborar com as atividades da greve e ao mesmo tempo gerar um registro que colabore com o material histórico da instituição.
Para isso o trabalho teria duas partes ou etapas. A primeira consiste na preparação e coleta de material de filmagem. A segunda etapa (que ficaria a cargo de uma comissão de alunos do BLAV) consiste na edição e acabamento estético do produto final, ou seja, o vídeo. A seguir apresenta-se a proposta para a elaboração da primeira etapa, ou seja, a produção do material a ser levantado.
MATERIAL DE FILMAGEM
Para registrar o evento dessa greve tem se pensado em três tipos de materiais a serem produzidos:
A) Filmagem do espaço do IA durante a greve (cartazes no corredores, a entrada, etc).
B) Filmagem de depoimentos. Esse material é muito importante já que dá conta do discurso a ser transmitido no vídeo. Pensou-se em 4 tipos de depoimentos:
b.1) Alunos
b.2) Professores
b.3) Funcionários
b.4) Pessoas comuns fora da universidade
Para essa parte é necessário convocar as pessoas interessadas em colaborar com seu depoimento pessoal. Entrega-se um pequeno “roteiro temático” a cada participante para eles pensarem em elaborar sua exposição. A idéia é levantar idéias e opiniões para manifestar o sentido da greve, as reações diante desse tipo de experiência e refletir sobre o sentido da universidade nesse tipo de acontecimento. No caso do ultimo item (b.4), foi colocada a importância de recolher também depoimentos onde se expõe a opinião pública (a favor, ou geralmente em contra por uma condução midiática do assunto) se contrapondo a isto.
C) Filmagem de atividades importantes realizadas durante a greve (assembléias, encontro com autoridades, palestras dadas, reuniões de trabalho entre alunos...etc)
SOBRE O USO DO MATERIAL
No caso do item A, o espaço, é importante mostrar como esse absorve as manifestações, no entanto isso não implica na destruição dele. Ou seja, é importante mostrar como o espaço está sendo respeitado e preservado, e não destruído pelos estudantes. Isto precisa ficar claro através das imagens (para isso ajuda pensar no oposto, ou seja... nas imagens difundidas pela mídia). No caso do item C, é importante mostrar como a greve foi ativa, democrática, e não uma etapa de ócio e abandono.
Com certeza, o material do item B é o mais importante para construir o conteúdo do vídeo. É a base onde o discurso vai ser gerado. Nessa parte em especial serão necessários alguns cuidados. Os depoimentos precisam ser sinceros, transparentes, objetivos e comunicativos. Ou seja, evitar toda manipulação o condução da pessoa que vai falar; evitar discursos de denuncia estereotipados ou panfletários (manter o tom humano e sincero do depoimento) que estejam forçando a condução do discurso do vídeo. Sobretudo criar um ambiente adequado para que o entrevistado se sinta a vontade para falar sinceramente; evitar toda manipulação do entrevistado. Para isso ajuda também um “roteiro temático” sintético e bem elaborado.
ROTEIROS TEMÁTICOS
Os Roteiros Temáticos têm a função de colocar a lista de temas a serem abordados. Colocam-se diretamente os temas, ou eles podem ser induzidos através de perguntas. A pessoa que vai dar o depoimento lê o roteiro, pensa no assunto e fala. Ela pode ensaiar, ou praticar um pouquinho antes de filmar, ou se for necessário filmar varias vezes até encontrar seu ponto expressivo ideal.
Esses roteiros ainda precisariam ser mais bem trabalhados, mas podemos colocar os seguintes modelos iniciais.
ROTEIRO TEMÁTICO – ESTUDANTES
- Por que fazer greve?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre alunos que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- Sobre a possível alienação de uma opinião pública que condena o movimento.
- A atitude da mídia.
- Beneficio dos estudantes que estão sendo perdidos (ex: moradia)
ROTEIRO TEMÁTICO – PROFESSORES
- Por que fazer greve?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre professores que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- Sobre a possível alienação de uma opinião pública que condena o movimento.
- A atitude da mídia.
- Benefícios dos professores que estão sendo perdidos (ex: previdência, investimento em pesquisa).
ROTEIRO TEMÁTICO – FUNCIONÁRIOS
- Por que fazer greve? Quais foram seus problemas por causa dela?
- O que você pensa sobre a valorização do seu trabalho?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- O que você acha do movimento estudantil?
- Há um embate entre funcionários que participam e aqueles que não participam do movimento? Qual a impressão diante disso?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- A atitude da mídia.
- Beneficio dos funcionários que estão sendo perdidos (ex: moradia)
- Funciona essa terceirização do trabalhador?
ROTEIRO TEMÁTICO – OPINIÃO PÚBLICA
- qual a sua opinião sobre a greve e os acontecimentos recentes gerados por ela?
- Qual a importância de uma universidade pública?
- Decreto era realmente um problema?
- O que você pensa do movimento estudantil?
- A participação dos estudantes junto a professores e funcionários.
- A atitude da mídia.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home